29 agosto 2009
19 agosto 2009
Atividade de Encerramento
16 agosto 2009
Conceito de Currículo e o Processo de Integração da Tecnologia ao Currículo
As tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, como o computador, onde o aluno, interagindo com objetos desse ambiente, pode construir seu conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas. Utilizando Internet pode facilitar e incentivar a realização de pesquisas, além de possibilitar a construição de sua própria página, articulando diferentes linguagens e organização lógica e espacial. Com chats, correio eletrônico pode manter contato, fazer troca de experiências. Sendo indispensável a mudança de postura de professor, escola e sistema educacional. O ideal seria que a escola dispusesse de todos os recursos existentes na sociedade.
O trabalho por projetos, que em parceria de professor e aluno, baseia-se nas experiências do aluno, prevendo aspectos diferentes que podem surgir, e ralizados por meio de comparações, reflexões, tornando certeza e dúvidas e vice-versa, possibilita ao aluno resignificar seus conhecimentos. Para isso contribui a "mediatização das tecnologias abarca as dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas e considera a importância de integrar diferentes tecnologias das mais convencionais à tecnologia digital, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais."( ALMEIDA e PRADO).
15 agosto 2009
Execução da Atividade Planejada
É importante destacar que atividades em que os alunos devem criar, fazer uma produção, para apresentar, utilizando recursos tecnológicos, proporcionam maior interesse e interação, utilizam melhor sua criatividade.
Podemos perceber os resultados no vídeo a seguir:
Proposta de Atividade - Música e Imagem
Internet.
Compartihando Descobertas
Ativ3.4_lucianaceolin
Observei as sugestões no site: http://www.beatrix.pro.br/ , tendo como título Página da Beatrix - Arte, Música e Educação, onde podemos encontrar desde os PCNs online a frases e reflexões sobre Educação. Sobre literatura traz biografias, contos, com relação á música, biografias, história da música, entrevistas. Também faz sugestões de filmes para aulas, e excelentes referências a alguns filósofos, como Platão, Sócrates, Santo Tomás de Aquino, entre outros.
Acrescentei aqui outros sites interessantes sugestões do “video e cultura” (material do curso):
Cineduc: http://www.cineduc.org.br/
Programa Cine-educação: http://www.cineedu.com.br/
Kinema: http://www.valeapena.org.br/kinema/
Mnemocine: http://www.mnemocine.com.br/
Outras páginas na Internet que trabalham com produção de mídia digital:
Centro de Mídia Independente http://www.midiaindependente.org/
Rádio Favela http://www.radiofavelafm.cjb.net/1/
Rádio Livre: http://www.radiolivre.org/
Rádio Lê: http://www.ufmg.br/rede.le/radio/
12 agosto 2009
Produtos e Objetos do Portal do Professor
Ativ3.3_lucianaceolin
No Portal do Professor, além sugestões de aulas, podemos encontrar os recursos utilizados para os mesmas, como vídeos, e áudios, com licença para utilização. Observei alguns e destaco os seguintes:
1- Variação do vocabulário; inversão da ordem (Nossa língua portuguesa)
Sugerido para a disciplina de Língua Portuguesa, séries finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, tendo como objetivo explicar a forma variante de vocábulos e a inversão da ordem dos termos numa oração. Utiliza fonologia, morfologia, sintaxe e léxico como recursos lingüísticos num episódio do programa Nossa língua portuguesa, da TV Cultura. Aborda a forma variante de algumas palavras e a inversão da ordem dos termos numa oração. Apresenta também entrevista com o engenheiro Roberto Salvador Scaringella, que fala sobre a linguagem presente no código de trânsito brasileiro e o exercício da cidadania no trânsito.
Comentário: o vídeo mostra algumas variantes de palavras como “voando” e “avoando” na música de Chico Buarque entre outros exemplos, também na música Zé ninguém, do Biquíni Cavadão, mostra a inversão de termos, dando mais ênfase ao termo que vem primeiro e a forma correta de sem mudar o significado da frase “aos meses seguem os aumentos”. Em relação linguagem jurídica utilizada no código de trânsito brasileiro e à linguagem técnica que às vezes não dão importância a forma correta de escrever - engenheiros, nas placas, podem dificultar o entendimento do motorista e pedestre, dos quais depende o trânsito através das suas interpretação e comunicação. É um excelente vídeo, que ilustra muito bem e mostra outros recursos que podem usados nas aulas, como a música, e pode ser utilizado como ponto de partida para o estudos dos aspectos curriculares destacados.
2- Noite de Almirante
Para despertar o interesse de alunos das séries finais do Ensino Fundamental em relação à obra apresentada, mostrando um pouco do enredo da obra usa um vídeo apresenta a obra Noite de Almirante, de Machado de Assis, de forma simples, interessante e divertida.
Comentário: o vídeo é bastante atraente e parece dar a idéia geral doa história, de forma atrativa, um recurso para fazer a “propaganda” do livro, principalmente para a leitura do mesmo.
3- The heart of frog
Destinado à disciplina de Ciências, do Ensino Fundamental, séries finais - Ser humano e saúde ou iniciais - Vida e ambiente, oportunizando o aluno conhecer o funcionamento do coração de um anfíbio, usando cenas reais, mostrando-as e explicando a função do coração e o movimento das células do sangue nas trocas do oxigênio e gás carbônico.
Comentário: o vídeo é excelente, simples, informativo, mostrando realmente como funciona o coração e sua função, o que seria um tanto complicado demonstrar numa aula prática. É direcionado a Ciências, mas é possível utilizar nas aulas de língua estrangeira, já que está escrito em Inglês e são estruturas fáceis de entender, contando com o auxílio da imagem.
11 agosto 2009
Repositórios do material digital
- Planos de aula para diversas áreas e níveis de ensino, além vários artigos sobre temas pedagógicos;
- Projeto Ambiental para escolas e profesores;
- Provas de vestibular, simulados, artigos, temas para radação, explicações de conteúdos, aulas em vídeo;
- Só provas de vestibular de português;
- Leitura de obras completas;
Objetos de Aprendizagem do RIVED
Não me sinto bem! -1º ano do Ensino Médio – Biologia - o aluno pode interagir num jogo, escolhendo cartas, reconhecendo que determinados comportamentos favorecem ou dificultam o aparecimento de doenças causadas por microorganismos, também julgando ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
Os Mistérios Químicos da Chuva Ácida - 1º ano do Ensino Médio - Química – é através de uma história que o aluno, no desenrolar dos fatos recebendo, informações e respondendo perguntas para seguir na história pode compreender a chuva ácida, suas conseqüências e suas evidência que estão relacionadas no cotidiano.
Geometria - 1º ano do Ensino Médio- Artes, Matemática - o aluno identifica no desenho de uma cidade diferentes figuras geométricas, observa suas características de acordo com suas classificações, fazendo distinção entre elas e depois as identificam nas construções arquitetônicas.
São sugestões excelentes, onde a utilização de tecnologias está muito presente, facilitando a aprendizagem. É é interessante que podemos utilizar esses materiais em nossas aulas.
30 junho 2009
15 junho 2009
Planejando atividades com Hipertexto
MÚSICA E IMAGEM
Série: 3º Ensino Médio
Turmas: 4 de 40 alunos
Período: 3h/aula
OBJETIVO
- Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e produção textual através de imagens, a partir de músicas escolhidas pelos estudantes.
PROCEDIMENTOS
Primeira aula:
- Na sala de aula o professor explica aos alunos que irão ao laboratório e orienta como será a atividade e o que eles devem fazer.
- No primeiro momento mostra slides no Powerpoint (ou programa equivalente) , não utilizando som, questiona os alunos que imagens são e o que se pode dizer sobre elas em Inglês, em cada slide.
- Após, o professor mostra a mesma apresentação com som (música em Inglês), os alunos devem perceber a correspondência entre as imagens e o que a música diz, realizando uma discussão oral.
- O professor solicita aos alunos escolher uma música, trazendo também a letra da mesma para a próxima a proxima aula:
- O professor retoma o que foi realizado na aula anterior(pois este é um modelo do trabalho a ser realizado) e propõe aos alunos, para que se reúnam em grupos, leiam e escolham uma das músicas das quais dispõem, fazendo a compreendendo o texto.
- Em seguida, orienta os alunos a se dirigirem ao laboratório, devendo buscar as imagens na Internet, salvar no computador, e ir montando a sua apresentação de usando-as para transmitir a mensagem da música, utilizando o Powerpoint (alunos já conhecem e sabem usar o programa - caso não saibam deve-se orientá-los).
- Apresentação dos trabalhos.
AVALIAÇÃO:
O trabalho foi realizado com êxito, visto que os alunos já tinham conhecimento dos programas necessários para realizá-lo, alcançando objetivo previsto, apresentando trabalhos bem elaborados. Alguns preferiram utilizar o Moviemaker, superando as expectativas e fazendo bom uso dos recursos utilizados.
19 maio 2009
Coisas importantes e significativas
“O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto electrónico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML (HyperText Markup Language) que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc.,”
Com o hipertexto podemos explorar um determinado aspecto, comentário, imagem,... que complementam o texto sem ter que seguir uma linha. Podemos ir e voltar num texto tantas vezes quantas quisermos e retornar ao início sem precisar seguir uma seqüência determinada. Isso é feito pelo leitor. Ao fazermos uma pesquisa, encontramos uma gama de fontes, com um pequeno resumo sobre a mesmo, facilitando encontrar com mais agilidade o que se procura.
05 abril 2009
Song "Behind Blue Eyes"
You can watch this clip and sing the song if you liked it at our class.
25 março 2009
06 janeiro 2009
Aprender...
