Ativ3.3_lucianaceolin
No Portal do Professor, além sugestões de aulas, podemos encontrar os recursos utilizados para os mesmas, como vídeos, e áudios, com licença para utilização. Observei alguns e destaco os seguintes:
Sugerido para a disciplina de Língua Portuguesa, séries finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, tendo como objetivo explicar a forma variante de vocábulos e a inversão da ordem dos termos numa oração. Utiliza fonologia, morfologia, sintaxe e léxico como recursos lingüísticos num episódio do programa Nossa língua portuguesa, da TV Cultura. Aborda a forma variante de algumas palavras e a inversão da ordem dos termos numa oração. Apresenta também entrevista com o engenheiro Roberto Salvador Scaringella, que fala sobre a linguagem presente no código de trânsito brasileiro e o exercício da cidadania no trânsito.
Comentário: o vídeo mostra algumas variantes de palavras como “voando” e “avoando” na música de Chico Buarque entre outros exemplos, também na música Zé ninguém, do Biquíni Cavadão, mostra a inversão de termos, dando mais ênfase ao termo que vem primeiro e a forma correta de sem mudar o significado da frase “aos meses seguem os aumentos”. Em relação linguagem jurídica utilizada no código de trânsito brasileiro e à linguagem técnica que às vezes não dão importância a forma correta de escrever - engenheiros, nas placas, podem dificultar o entendimento do motorista e pedestre, dos quais depende o trânsito através das suas interpretação e comunicação. É um excelente vídeo, que ilustra muito bem e mostra outros recursos que podem usados nas aulas, como a música, e pode ser utilizado como ponto de partida para o estudos dos aspectos curriculares destacados.
Para despertar o interesse de alunos das séries finais do Ensino Fundamental em relação à obra apresentada, mostrando um pouco do enredo da obra usa um vídeo apresenta a obra Noite de Almirante, de Machado de Assis, de forma simples, interessante e divertida.
Comentário: o vídeo é bastante atraente e parece dar a idéia geral doa história, de forma atrativa, um recurso para fazer a “propaganda” do livro, principalmente para a leitura do mesmo.
Destinado à disciplina de Ciências, do Ensino Fundamental, séries finais - Ser humano e saúde ou iniciais - Vida e ambiente, oportunizando o aluno conhecer o funcionamento do coração de um anfíbio, usando cenas reais, mostrando-as e explicando a função do coração e o movimento das células do sangue nas trocas do oxigênio e gás carbônico.
Comentário: o vídeo é excelente, simples, informativo, mostrando realmente como funciona o coração e sua função, o que seria um tanto complicado demonstrar numa aula prática. É direcionado a Ciências, mas é possível utilizar nas aulas de língua estrangeira, já que está escrito em Inglês e são estruturas fáceis de entender, contando com o auxílio da imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário